banner
DSC00748-B

Dicas de pilotagem: Saiba como se posicionar corretamente sobre a moto

DSC00748 B
Quando começamos a pilotar motos geralmente trazemos a base de técnica e equilíbrio aprendidos com a bicicleta. Em uma bicicleta o nosso principal ponto de apoio é o guidão, em frenágens, ao passar por buracos e até mesmo nas curvas, tendemos a segurar mais firme no guidão da “bike” transferindo a maior parte do nosso peso para as mãos e os pulsos. Este tipo de posicionamento em biciletas está correto, pois como rodamos em baixa velocidade, os impactos são pequenos e não chegam a cansar, no entanto, quando passamos a nos posicionar desta forma em cima de uma motocicleta estamos cometendo um erro grave.
transalp
Em motocicletas nós não devemos usar o guidão como principal ponto de fixação e apoio, devemos utilizar a ponta dos pés e os joelhos para nos manter bem posicionados e firmes na condução. Quando não aplicamos força sobre o tanque da moto com os joelhos, ficamos soltos e passamos a receber todos os impactos que o banco trasmite das suspensões diretamente para nossa coluna, isto se torna incômodo depois de algum tempo sobre a moto.
Nunca se deve pilotar com os braços totalmente esticados e rígidos, a postura correta sobre a moto deve ser com os braços levemente flexionados, as pontas dos pés sobre as pedaleiras e os joelhos pressionando o tanque de combustível, desta forma você não sobrecarrega seus pulsos e coluna além de ter total controle sobre as reações da moto. Lembre-se, para uma pilotagem segura você e a moto devem-se comportar como uma única peça.
Ao pilotar com garupa, oriente o mesmo para que, de preferência, segure-se no piloto e acompanhe os movimentos dele, caso o garupa sinta-se incomodado em abraçá-lo, sugira que ele segure-se nas alças laterais, mas que, mesmo desta forma, acompanhe os movimentos do piloto, ou seja, se o piloto inclinar para a direita, o garupa também deve inclinar para a direita.
Tags Related
You may also like
Comments

Comments are closed.